Fotic - Plataforma de gestão de sites 
    de fotógrafos e de vendas de fotos online.
CRIAR SITE GRÁTIS

Como escolher as fotos para seu álbum

Quando você casa, quer receber logo as fotos, certo? Mas depois que recebe, não consegue escolher as melhores para fazer o álbum! É até engraçado: primeiro são as noivas insistindo para os fotógrafos entregarem logo as provas, e depois os fotógrafos quem tem que insistir para as noivas escolherem logo as fotos!

Então resolvi escrever este post com algumas dicas para te ajudar. Para não me basear somente na minha experiência, pedi a opinião de 3 fotógrafos experientes. Conversei com a Renata, que cuida do atendimento do Fabio Laub, também com oJuliano Godoi e a Rejane Wolff.

 

albumcasamento

Tenha em mente:

* O álbum tem que contar a história do seu dia de casamento, do começo ao fim. Muita gente erra escolhendo muitas fotos dos noivos juntos, fica parecendo um catálogo de noivos, e não a história do dia.

* Como bem disse o Juliano Godoi, o álbum tem que ser “equilibrado”. Em resumo:  o making-of é expectativa, cerimônia é emoção, fotos dos noivos é criaçao (para o fotógrafo viajar), festa é descontração.

* Segundo a Renata, um álbum bem montado é um álbum editado. Isso significa uma escolha qualitativa, e não quantitativa. Muitas fotos só tornam o álbum cansativo e repetitivo.

* Peça ajuda para seu fotógrafo. Faça uma seleção inicial, e mesmo que esteja com muito mais fotos do que o combinado, leve para ele ver. A maioria dos fotógrafos se dispõe a ajudar nesse processo. Os noivos tem uma visão emocional das fotos, e o fotógrafo pode te ajudar com a visão técnica. Isso significa indicar as fotos que estão com melhor luz, mostrar que algumas fotos escolhidas são iguais, apenas de ângulos diferentes, e por isso repetitivas, e assim por diante. Isso aconteceu comigo. Eu não conseguia escolher menos do que 200 fotos, o que é muito! Levei minhas 200 escolhidas para a equipe do Fabio Laub, e eles me ajudaram a definir as melhores!

* Tanto a Renata com a Rejane Wolff comentaram sobre o cuidado com a diagramação do álbum. Álbum de casamento é para durar a vida toda, portanto o ideal é que seja clássico e elegante. Cuidado com muitas “firulas” (como disse a Rejane), pois mais fácil ele ficará datado e cansativo. Quando os álbuns começaram a ser montados em formato de livro e não mais foto revelada, muitos fotógrafos exageraram no “Photoshop”, criando efeitos mil nas páginas, com fotos inclinandas, muitas sombras e contornos, sobreposições, montagens e mais montagens. A não ser que você se identifique muito com essa estética mais “poluída”, não se usa mais fazer tudo isso. Menos é mais. Fotografia é uma obra de arte. O mais bonito é a foto pura na página, sem as “firulas” – não só bonito como atemporal.

* A Rejane ainda reforçou: Os álbuns de casamento premiados mundialmente são os de diagramação menos rebuscada. A intenção é mostrar a beleza da foto, e não da montagem.

* Cuidado com o excesso de fotos dos padrinhos. Eu entendo que são pessoas queridas, mas é importante ter a lembrança de todos que estiveram na festa, e não só dos padrinhos. É desnecessário fotos da entrada dos padrinhos e dos padrinhos no altar. Mais uma vez, tanto a Renata como a Rejane comentaram que a tendência é usar apenas de 2 a 4 fotos com todos os padrinhos (padrinhos do noivo, padrinhos da noiva, só os homens, só as mulheres, algo assim…). Fica mais natural, descontraído, sem ser repetitivo.

* Numa fórmula rápida, tente escolher as fotos para o álbum seguindo esta proporção:

10 % para making of

30 % para cerimônia

30 % para protocolos, como corte do bolo, brinde, padrinhos, mais decoração e detalhes.

30% para fotos da festa e convidados, incluíndo jogar o buquê.

* Um segredinho: me ajudou muito ter recebido do meu fotógrafo todas as fotos num CD. Copiei as fotos numa pasta do computador, e fui escolhendo por eliminação. Achei bem mais fácil assim, fui deletando as que eu não queria, as repetidas, etc, até chegar nas mais especiais.

* Escolha uma foto de um detalhe para a abertura do álbum, fica muito bonito. Pode ser o buquê, as alianças, o terço…

E mãos a obra! Estipule um prazo para si mesma e escolha as fotos junto com o noivo!



Fonte vestidadenoiva.com

Veja também
  1. GoPro abandona o mercado de drones e coloca empresa à venda GoPro abandona o mercado de drones e coloca empresa à venda
  2. Como fotografar Newborn - Dicas para fotografia de recém nascidos Como fotografar Newborn - Dicas para fotografia de recém nascidos
  3. Como Iniciar um Negócio de Fotografia ou ser um Fotógrafo Profissional Como Iniciar um Negócio de Fotografia ou ser um Fotógrafo Profissional
  4. A Fotografia como um esporte A Fotografia como um esporte
  5. Fotografia de gastronomia se torna um bom negócio Fotografia de gastronomia se torna um bom negócio
  6. Dia Internacional da Fotografia: comemore e compartilhe fotos nas redes sociais Dia Internacional da Fotografia: comemore e compartilhe fotos nas redes sociais
  7. Instagram agora é Facebook Instagram agora é Facebook
  8. Fotografe com menos ruído em ISO alto Fotografe com menos ruído em ISO alto
Fotic - Plataforma de gestão de sites de fotógrafos e de vendas de fotos online. Todos os direitos reservados a Fotic. Reprodução proibida sem autorização. Direitos autorais das fotos atribuido á seus respectivos fotógrafos. CMS Plataforma de e-commerce Webstudio Startup by Agência Dix - Criação de sites, lojas online e marketing
Recepção Online
Pressione Enter para enviar a mensagem. finalizar
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads