Fotic - Plataforma de gestão de sites 
    de fotógrafos e de vendas de fotos online.
CRIAR SITE GRÁTIS

Como fotografar Newborn - Dicas para fotografia de recém nascidos

Fotografia newborn é a foto do bebê recém nascido. Parece simples fotografar o recém nascido, mas não é tão simples, existem algumas técnicas especificas e nesse artigo vou te dar diversas dicas de fotografia newborn. As dicas servem tanto para os fotógrafos profissionais, quanto para os papais e mamães que amam fotografia e querem fotografar seu lindo bebê que acabou de nascer. 


1°A CÂMERA

O ideal é que seja uma câmera DSLR ou Mirrorless para você conseguir ajustar tudo com mais precisão, mas uma super zoom no modo retrato trará um bom resultado se bem manuseada.


2° ATÉ 20 DIAS DE NASCIMENTO

Para a fotografia ser “newborn”, como a tradução do nome já diz “recém nascido”, é imprescindível fotografar logo nos primeiros dias de vida, o ensaio tem que ser até 15 ou 20 dias do nascimento do bebê, depois disso ele já está maior, mais atento e com maior sustentação no corpinho (não irá ficar nas poses). Nesse prazo ele estará mais sonolento e bem com cara de recém nascido, afinal é isso que ele é. Depois de 20 dias dependendo do tamanho e agilidade da bebezinho, já é considerado foto de bebê mesmo, e a temática, ritmo e “esquema” para as fotos muda um pouco.

É importante já deixar tudo programado com os pais antes do bebê nascer, assim o ensaio sai no prazo e agrada a todos.

Dicas para fotografia Newborn Fotografia - Fotic


3° HORÁRIO E CLIMA

A maioria dos recém nascidos que conheço e que já fotografei ficam mais tranquilos e sonolentos pela manhã. Aproveite para fotografá-los nesses horários, pois será mais fácil de ajeitar o bebê e fazer os cliques.

O ideal é que você fotografe em um local mais quentinho para o bebê ficar mais calmo e a vontade. Se for verão, não terá problemas, mas se for inverno, leve um aquecedor (não leve aqueles que são de luz, irá atrapalhar na iluminação), existem vários bem baratos no mercado.

Dicas para fotografia Newborn Fotografia - Fotic

Combine com a mamãe do bebê para deixá-lo bem alimentadinho, pois assim estará mais tranquilo. O essencial da fotografia newborn é deixar o bebê o mais calmo possível.


4° A ILUMINAÇÃO

A iluminação da foto newborn é o grande diferencial para deixar a fotografia bonita. A luz suave é a luz mais utilizada, pois é uma iluminação com menos sombras, isso dá um “ar clean” e como o nome diz “suave” para o recém nascido. Essa é a iluminação que eu recomendo, principalmente se estiver começando a fotografar. Dá para usar uma luz mais dura, com mais sombras? Dá sim, mas o ideal é que só se aventure na luz dura quando estiver bem craque na luz suave e que mesmo assim, faça uma variação entre as duas. A minha dica é que garanta tudo que precisa com a luz suave e que depois vá para a luz dura.

Dicas para fotografia Newborn Fotografia - Fotic

Como fazer a luz suave para newborn Você pode e deve aproveitar a luz ambiente, principalmente a que está vindo pela janela. Se for preciso, leve um pufe e posicione próximo da janela. Posicione o bebê com a cabeça apontando para a janela, meio de lado, colocando o rostinho dele mais a favor da luz. A luz da janela te dará uma boa suavidade e naturalidade. Se for preciso use um flash para ganhar mais nível de luz, ou fazer determinado preenchimento, mas sempre tentando deixá-lo o mais parecido com a luz ambiente.


5° ACESSÓRIOS NEWBORN

Você pode fazer a fotografia newborn em estúdio, externa (parque, jardim e etc) e na casa do cliente. Muitas vezes fazer a foto na casa do cliente é a melhor opção, pois os pais estão se acostumando com a nova rotina ou a mamãe ainda está se recuperando do parto.

É fundamental que você compre alguns acessórios de produção para a foto newborn ficar bem criativa. Compre mantas (wraps) para enrolar o bebê de diversas cores, pois cada bebê tem um tom de pele. Um pufe médio e props para apoiá-lo, lacinhos para as meninas e algumas roupinhas temáticas.

Dicas para fotografia Newborn Fotografia - Fotic

Você pode também comprar um fundo móvel com algum tema, mas isso não é o mais importante no começo. Lembre-se sempre de combinar os tons dos acessórios, issa é uma das coisas mais essenciais da fotografia newborn.


6° POSES

A tarefa mais difícil sem sombra de dúvidas é posicionar o bebê recém nascido. O melhor antes de se aventurar profissionalmente nesse segmento (mesmo que você já seja um profissional de outrossegmentos), é que treine muito antes. E como treinar? Com seus filhos, sobrinhos, filhos dos amigos e etc.

Fazer um workshop especifico no segmento de newborn com foco em poses é uma boa opção. Lembre-se que o bebê acabou de nascer, ele é como uma joia, então coloque-o sempre com muito carinho nas posições, e se alguma não der certo, faça outra, não force-o. Leve um assistente para te ajudar a posicionar e estar o tempo todo ao lado do bebê para que nada de errado ocorra, e sempre que precisar, solicite aos pais ajuda, não tem problema você pedir para eles.

Dicas para fotografia Newborn Fotografia - Fotic

Um script bom para seguir é fotografar primeiro com os pais juntos, depois cada um separado com o bebê, depois os irmãozinhos e por ultimo o bebê sozinho. Fazendo isso você já vai acabar com parte da ansiedade dos pais e dos irmãozinhos, assim já libera todo mundo. Esse processo não pode ser muito demorado para o bebê não ficar cansado.

Dicas para fotografia Newborn Fotografia - Fotic

Recomendo que em toda posição que colocar o bebê, tire fotos de vários ângulos e com diversificados enquadramentos, assim terá muitas opções. Não é para sair clicando que nem doido (já vi isso..rsrs), é para pensar e fotografar, mas diversificar bem.

Faça enquadramentos abertos primeiro, depois médios e por ultimo os detalhes do bebê, para os detalhes o ideal é usar uma lente macro. Trabalhe também sempre desfocando o fundo e levemente o bebê, o desfoque soma para deixar a foto mais “clean”.

Dicas para fotografia Newborn Fotografia - Fotic

Dicas para fotografia Newborn Fotografia - Fotic


Fonte fotografiadicas.com.br
Veja também
  1. Como Iniciar um Negócio de Fotografia ou ser um Fotógrafo Profissional Como Iniciar um Negócio de Fotografia ou ser um Fotógrafo Profissional
  2. A Fotografia como um esporte A Fotografia como um esporte
  3. Fotografia de gastronomia se torna um bom negócio Fotografia de gastronomia se torna um bom negócio
  4. Dia Internacional da Fotografia: comemore e compartilhe fotos nas redes sociais Dia Internacional da Fotografia: comemore e compartilhe fotos nas redes sociais
  5. Instagram agora é Facebook Instagram agora é Facebook
  6. Como escolher as fotos para seu álbum Como escolher as fotos para seu álbum
  7. Fotografe com menos ruído em ISO alto Fotografe com menos ruído em ISO alto
Fotic - Plataforma de gestão de sites de fotógrafos e de vendas de fotos online. Todos os direitos reservados a Fotic. Reprodução proibida sem autorização. Direitos autorais das fotos atribuido á seus respectivos fotógrafos. CMS Plataforma de e-commerce Webstudio Startup by Agência Dix - Criação de sites, lojas online e marketing

Fotic

Rua Cravinhos

14090

16 3011-6016

photo Fotic - Site e Sistema para fotógrafos, seleção de provas de fotos e venda de fotos na Internet.
Work:
Rua Cravinhos
Ribeirão Preto,SP   14090
Work:16 3011-6016
Recepção Online
Pressione Enter para enviar a mensagem. finalizar