Fotic - Plataforma de gestão de sites 
    de fotógrafos e de vendas de fotos online.
CRIAR SITE GRÁTIS

A Fotografia como um esporte

Gabriel Heusi - um apaixonado por diversas modalidades esportivas - se tornou especialista em fotografia de ação

IMG_6343
Fotos: Gabriel Heusi

Durante os últimos dez dias (de 10 a 20 de outubro) foi sediado pelo quinto ano consecutivo a Semana Guga Kurten, em Florianópolis, cidade natal do tenista mais querido do Brasil. O fotógrafo Gabriel Heusi, também residente da capital catarinense, foi escolhido como o fotógrafo oficial do evento. “Todo mundo trabalhando sincronizado para atender qualquer demanda, durante 13 dias direto e dormindo em média 5 horas por dia…”, comentou o fotógrafo em sua página no Facebook sobre a ‘maratona’ que acaba de concluir. Para esta cobertura ele contou com a parceria de seu amigo, também fotógrafo, Anderson Pinheiro, e sua esposa Kamila Zulian, responsável por distribuir as imagens para a mídia.
Um dia após o término do evento Gabriel conversa com o a equipe do Portal Photos e concede um entrevista exclusiva, para fazer parte da série especial com fotógrafos de esporte. Conheça um pouco mais deste atleta que virou fotógrafo e hoje clica quadras, pistas e natureza com a presença do elemento homem, sempre buscando saúde, ou seja, praticando esportes.

Idade
: 32 Anos
Naturalidade: Brasília
Graduação: Publicitário com Pós Graduação em Marketing.
Profissão: Fotógrafo
Equipamento fotográfico: Canon
Estado civil: Casado
Filhos: 1
Hobby: Surfar e jogar FIFA (rs)
Comida favorita: Uma boa costela
Música: MPB
Livro: Nuno Cobra – A semente da Vitória
Lugar: Costa da Lagoa – Florianópolis
Religião: Espírita
Planos para o futuro: Olimpíadas
Um momento bom: Quando recebi uma ligação dois dias antes dos Jogos Mundiais Militares para fazer a cobertura.
Contatowww.gabrielheusi.com / gabriel@gabrielheusi.com

bg007

Portal Photos: Como você entrou no universo da fotografia de esportes?
Gabriel Heusi: Quando mais jovem fui atleta de diversas modalidades, fiz natação, saltos ornamentais, capoeira, surf… Sempre gostei de imagens de ação, esportes e aventura, mas nunca conseguia imagens minhas. Acho que isso ajudou muito a escolher a fotografia esportiva.
PP: Quais as modalidades esportivas que você mais trabalha?
GH: Corrida de Aventura, Surf, Triatlon, Tênis e Vela.
bg_0001_4218

PP: Qual sua maior fonte de inspiração? Algum nome da fotografia que te serve como referência?
GH: Os atletas, pois sem eles nada acontece, sem a dedicação, sem sofrimento, sem alegria, dor e tudo o que o esporte proporciona, não teríamos as fotos que realmente não precisam de legendas. Não tem como não falar do trabalho do Ivo Gonzalez e gosto muito do trabalho do Bernard Brault e do Dave Black.
PP: Fale um pouco sobre este projeto que você está produzindo na Instituição Gustavo Kuerten.
GH: Venho fazendo alguns trabalhos com ele há algum tempo. Já fiz algumas fotos de treino para publicidade e alguns registros para acervo pessoal dele. Acho esse cara demais, carismático, sempre sorrindo e faz um trabalho social muito bom junto com as APAES de SC. O último que fiz para eles terminou neste domingo, dia 20, em que eu e minha equipe fizemos a cobertura fotográfica do terceiro maior torneio infantojuvenil de tênis realizado no Brasil, com mais de mil atletas de 16 países. A minha proposta foi contar como esse evento foi de uma forma que se assemelha com o estilo de vida do Guga, da forma como ele trata as pessoas e como ele é visto, um ídolo muito carismático e atencioso por todos.

IMG_6943

bg001

PP: O momento registrado que mais te marcou? Fale um pouco sobre ele…
GH: Nos jogos mundiais militares quando peguei uma cena quase na altura da água, em que uma atleta está fazendo um simples aquecimento antes de entrar na piscina e na foto ela aparece como se estivesse sorrindo para a foto e a água, as gotas d’agua fazem um efeito na imagem que achei lindo.
PP: Como você enxerga essa popularização das câmeras esportivas?
GH: Acho que não só aconteceu a popularização das câmeras esportivas, mas da quantidade de fotógrafos que temos nessa área. Mas, sempre falo para a minha equipe que quanto mais fotógrafo pra registrar um único momento maior a chance de você fazer as melhores fotos e até as mais diferentes. Enquanto todo mundo fica em um único e mesmo lugar fotografando vejo que é a hora de sair e buscar algo que somente eu estou vendo, e me focar nisso. Pois, hoje temos muitas fotos boas, fotógrafos fantásticos, mas poucos são as pessoas que enxergam o tema de uma forma que ainda ninguém viu.

bg003

PP: O que você deixaria como dica para quem pretende iniciar nesta área?
GH: Saia da zona de conforto, estude o esporte antes de fotografar, entre principalmente na cabeça do atleta e sinta o que ele sente. Pense que se você fizer isso, você não esta apenas fazendo uma boa foto, mas estará passando exatamente o que está acontecendo naquele momento.
PP: Algum momento ou situação que você gostaria de registrar e não teve oportunidade?
GH: Olimpíadas, mas estou buscando isso nos próximos anos e vou chegar lá.

bg005

bg006

Fonte photos.uol.com.br
Veja também
  1. Como fotografar Newborn - Dicas para fotografia de recém nascidos Como fotografar Newborn - Dicas para fotografia de recém nascidos
  2. Como Iniciar um Negócio de Fotografia ou ser um Fotógrafo Profissional Como Iniciar um Negócio de Fotografia ou ser um Fotógrafo Profissional
  3. Fotografia de gastronomia se torna um bom negócio Fotografia de gastronomia se torna um bom negócio
  4. Dia Internacional da Fotografia: comemore e compartilhe fotos nas redes sociais Dia Internacional da Fotografia: comemore e compartilhe fotos nas redes sociais
  5. Instagram agora é Facebook Instagram agora é Facebook
  6. Como escolher as fotos para seu álbum Como escolher as fotos para seu álbum
  7. Fotografe com menos ruído em ISO alto Fotografe com menos ruído em ISO alto
Fotic - Plataforma de gestão de sites de fotógrafos e de vendas de fotos online. Todos os direitos reservados a Fotic. Reprodução proibida sem autorização. Direitos autorais das fotos atribuido á seus respectivos fotógrafos. CMS Plataforma de e-commerce Webstudio Startup by Agência Dix - Criação de sites, lojas online e marketing

Fotic

Rua Cravinhos

14090

16 3011-6016

photo Fotic - Site e Sistema para fotógrafos, seleção de provas de fotos e venda de fotos na Internet.
Work:
Rua Cravinhos
Ribeirão Preto,SP   14090
Work:16 3011-6016
Recepção Online
Pressione Enter para enviar a mensagem. finalizar